A farinha de casca de maracujá já não é o mais famoso produto natural capaz de auxiliar o emagrecimento. A quinua (ou quinoa) tem sido a nova “vedete” da vez!
Os benefícios da quinua são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Além disso, limpa as artérias do coração e combate a anemia. Há quem diga que é bom também para melhorar a memória e a imunidade.
O alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada! A quinua é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).
Há uma grande diversidade de tipos de quinua, mas a mais conhecida é a chamada quinua real – tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor.
A quinua em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.
A quinua em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.
A quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.
E, então? Que tal incluir esse alimento dos deuses na sua alimentação? Se quiser aprender a farinha, acesse: “Farinha de quinua“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário