LEITE DE SOJA E SEUS BENEFÍCIOS (SOJA)

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■ Diminui o mau colesterol e aumenta os níveis do bom, podendo reduzir o risco de doenças coronarianas;

■ Controle da Hipertensão;
■ Pode ajudar no tratamento de anêmicos (contém ferro, nutriente não encontrado no leite de vaca);
■ Pode ajudar no tratamento de diabéticos (por conter baixo teor de açucar);
■ Pode ajudar nos pós-operatórios (por não produzir gases);
■ Possui ação antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento, e atua também na redução da acne;
■ É indicado para o controle dos efeitos da TPM e da menopausa e no tratamento de alguns tipos de câncer.

O que o Leite de Soja Natural NÃO TEM

- Aromatizantes
- Estabilizantes
- Corantess
- Emulsificantes
- Espessantes

A soja tem sido cutivada na China há séculos, mas só em 1908 veio para o Brasil. Apesar disso, somente a partir da década de 70 que começamos a ter um grande interesse em sua produção, devido ao crescimento da indústria de óleo e também do mercado internacional. Hoje, o Brasil é responsável por 30% da produção mundial.

Apesar disso, a soja anda é pouco consumida por aqui - por influência cultural mesmo. Além de ser usada como alimento, pode participar da produção de ração animal, da indústria de adesivos, entre outros. 

Os componentes da soja mais conhecidos são: (1) o óleo, que participa da cocção dos nossos pratos diários, (2) as fibras, responsáveis por diminuir o colesterol, regular a glicemia e o funcionamento intestinal, (3) a farinha de soja, que pode ser usada como fortificante nutricional ou em substituição às outras farinhas e (4) o isolado protéico de soja, que contém cerca de 90% de proteína se compararmos com o extrato, que tem só 60%. 

Existem dois elementos importantes na soja: sua proteína e a isoflavona. A isoflavona age como um estrógeno natural, ou seja, um hormônio natural do organismo e traz vários benefícios à saúde, entre eles:
  • aumenta os receptores hepáticos de LDL (o colesterol "ruim"), favorecendo sua quebra e eliminação pelo organismo,
  • aumenta o HDL (colesterol "bom") e diminui os triglicérides,
  • inibe a atividade de algumas enzimas responsáveis pelo crescimento de células tumorais e, além disso, evita a formação de vasos sanguíneos que irrigariam esse tumor,
  • inibe a produção de oxigênio reativo, resposável pela produção de radicais livres que causam o envelhecimento celular,
  • prolonga o ciclo menstrual diminuindo as alterações hormonais, principalmente o calor excessivo em mulheres na menopausa,



  • protege o osso, aumentando a massa óssea e diminuindo a sua perda,
  • regula a glicemia (o açúcar do sangue) e protege as estruturas de filtração do rim, diminuindo a progressão da doença renal crônica em diabéticos não-controlados.

Existem outros vários benefícios da soja, entre eles a hidratação celular, diminuição do estresse fisiológico e melhora da função imunológica em atletas. Além disso, ela ajuda no tamponamento do ácido lático, ou seja, previne o aparecimento da fadiga.

Atenção especial deve ser dada aos vegetarianos, que costumam substituir a carne pela soja. Não há problema, desde que o paciente seja acompanhado por um especialista que consiga verificar possíveis deficiências nutricionais pela ausência no consumo de carne - a anemia é uma delas....

No caso das crianças, elas devem ter cautela ao substituir o leite de vaca pelo de soja. O leite de soja possui pouquíssimo cálcio se comparado ao leite de vaca. Mamães, fiquem atentas!!!!

A soja pode e deve ser incluída em nossa alimentação diária. Estudos mostram que o valor diário recomendado é de 45 a 55 g. Se você acha muito, pode começar com 25 g/dia, que já terá alguns benefícios!
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