GRUPO-BOTICÁRIO-LANÇA-NOVA-EMPRESA

Skingen Inteligência Genética vai atuar com foco nos dermatologistas e atuação na área de serviços de análises clínicas e farmácias de manipulação

O Grupo Boticário acaba de lançar uma nova unidade de negócios: a Skingen Inteligência Genética. Com sede em Curitiba (PR), a empresa começa a operar ainda neste semestre com atuação focada nos dermatologistas e a proposta de oferecer soluções customizadas para tratamento contra o envelhecimento cutâneo e suas consequências, tais como rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas.
Em 2010, pesquisadores do Labim - Laboratório de Biologia Molecular do Grupo Boticário - iniciaram estudos com cerca de 20 mil genes, coletados de amostras pacientes de 18 a 80 anos. Utilizando alta tecnologia em equipamentos e a expertise do Grupo em estudos sobre o envelhecimento cutâneo, do todo foram identificados os genes que atuam diretamente nos 11 processos mais relevantes, causadores dos famosos “sinais da idade”. Alguns exemplos são a perda da hidratação, a redução na multiplicação das células e a diminuição da produção de fibras como queratina, colágeno e enzimas que combatem radicais livres, entre outros.
“Esses processos ocorrem porque os genes gradativamente passam a produzir em menor quantidade as substâncias necessárias para a manutenção do equilíbrio da pele. Assim, com o conhecimento sobre os genes que atuam em cada um dos processos de envelhecimento, conseguimos identificar os princípios ativos específicos para cada processo”, explica o diretor executivo da Skingen, Israel Feferman, que esteve à frente da área de Pesquisa e Inovação do Grupo Boticário por mais de uma década.
A nova empresa vai atuar em duas frentes. A Skingen Lab realizará o exame genético. O médico fará a coleta de uma micro amostra da pele do rosto do paciente (punch) e enviará à unidade. A equipe técnica da Skingen Lab vai analisar os genes relacionados ao envelhecimento e preparar o laudo sobre o estado da pele do paciente em cada um dos 11 processos. Com base nesse laudo, o médico identificará quais processos necessitam de maior cuidado e assim prescrever o tratamento individualizado. O documento ficará à disposição do dermatologista e do paciente no site da Skingen, em espaço acessível por meio de login e senha. “É importante entender que o histórico de cada pessoa também é determinante no diagnóstico. Hábitos como exposição solar, tabagismo, consumo de álcool, alimentação, estresse e sedentarismo são alguns exemplos relacionados a fatores que interferem no envelhecimento da pele. Por isso, o laudo apresentará a fotografia genética da pele do paciente, mas somente o médico poderá unir essas informações à avaliação clínica e fazer o diagnóstico e a prescrição do tratamento”, informa Feferman. A Skingen Lab inicia a operação com capacidade para emitir até 200 laudos por dia.
Já a Skingen Pharma será especializada na manipulação de produtos com todos os princípios ativos prescritos pelo dermatologista, com o diferencial de utilizar a triplananotecnologia na formulação. Esta técnica, inédita e dominada pelo Grupo Boticário, garante que os princípios ativos consigam agir de forma mais concentrada nas camadas ideais da pele. Para a manipulação dos produtos, Skingen Pharma utilizará ingredientes biomiméticos, ou seja, componentes similares à estrutura natural da pele, o que garante maior afinidade com o tecido humano. “Como cada paciente possui seu laudo, somado à avaliação clínica do dermatologista, além do histórico e hábitos específicos, o produto manipulado pela Skingen Pharma será totalmente customizado. É uma farmácia de manipulação do século XXI”, completa o diretor executivo. Com a prescrição do médico, o paciente que optar pelos serviços de manipulação da Skingen Pharma fará o pedido também por meio do site e o receberá em casa.
Além da capital paranaense, Skingen atuará em São Paulo - capital e algumas cidades do interior, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Na seqüência está prevista a expansão para outras regiões do país.
“Somamos nossa experiência no mercado de cosméticos com o conhecimento avançado que adquirimos com nosso laboratório de biologia molecular (Labim) para lançar um negócio totalmente inovador. Trata-se de mais um movimento do Grupo Boticário para alcançarmos o objetivo de sermos um dos maiores players focados em beleza e moda do mundo”, explica o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

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