Hidratação injetável com ácido hialurônico deixa a pele hidratada e revigorada



Cremes, princípios ativos poderosos e técnicas cada vez menos invasivas melhoram a qualidade da pele, retardam os sinais de envelhecimento e adiam os planos de uma cirurgia plástica. Como ponto de partida, a manutenção da hidratação da pele é fundamental para conservar sua elasticidade, maciez, brilho e jovialidade.

Com o avanço da pesquisa realizada no campo da estética, é possível também fazer uso de procedimentos dermatológicos à base de uma nova geração de ácidos hialurônicos, que oferece um tratamento mais intenso e também atuam nas camadas mais superficiais da pele, para ajudar a manter seu equilíbrio hídrico, estimular a produção de colágeno, revitalizar, prevenir e atenuar as linhas de expressões. Dentre os tratamentos realizados em consultório, por um dermatologista capacitado, podemos destacar a Hidratação Injetável como sendo uma das técnicas mais modernas e com resultados extremamente satisfatórios.

“O ácido hialurônico é uma substância presente no nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Ele é responsável pela manutenção da hidratação e tônus da pele. Existe uma substância similar, sintetizada em laboratório, que é usada para preenchimentos corporais e faciais, sendo um dos produtos mais utilizados em aplicações para preenchimento de rugas e sulcos. Hoje, é considerado o tratamento mais seguro para dar volume em diferentes áreas da face, como queixo, região malar, lábios, nariz e lóbulos de orelha. Ou seja, qualquer área que precise de remodelamento. A hidratação injetável  é outra forma de usar os benefícios do ácido hialurônico contra o envelhecimento cutâneo, que contribui para a pele manter-se firme e luminosa”, destaca a dermatologista Simone Veloso (CRM-RJ 55218-1), Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatólogica (SBCD), da Academia Americana de Dermatologia (AAD), Mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo e Professora de Dermatologia da Unirio - Universidade do Rio de Janeiro.

Fórmula inovadora

Aplicada na prevenção do envelhecimento da face, colo e mãos, a Hidratação Injetável também é conhecida como biorejuvenescimento - termo comum para indicar mesoterapia para o rejuvenescimento cutâneo. A dermatologista carioca lembra que este tratamento  não é uma técnica de preenchimento, “mas permite o rejuvenescimento da pele pelo aumento de sua hidratação e pela reconstrução de um ambiente fisiológico ótimo para os fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno e elastina”. 
“O progresso da ciência permitiu a criação de fórmulas cada vez mais eficazes e específicas que oferecem resultados duradouros, como é o caso da Hidratação Injetável, feita com os produtos que possuem cross-linking e permitem que as moléculas formem uma estrutura densa e estável para um resultado duradouro, como é o caso do Teosyal Meso, ácido hialurônico não- reticulado”, explica a especialista.

Tratamentos associados x Resultado esperado

Para potencializar os resultados alcançados, a Dra. Simone Veloso enfatiza que este método é  um excelente complemento de outros métodos não-cirúrgicos de rejuvenescimento. “A combinação de procedimentos e tecnologias auxilia a pele a ficar firme e luminosa, além de protegê-la dos fatores ambientais que contribuem para o envelhecimento. Mas, temos que ter em mente que uma única técnica não poderá corresponder todas as expectativas, por isso a necessidade de realizar várias sessões e tratamentos associados, para o mesmo objetivo de rejuvenescimento”.

De acordo com a dermatologista, os tratamentos devem ser feitos uma vez a cada duas semanas, por três a quatro semanas e, uma vez ao mês, por três a quatro meses. “Este protocolo pode variar de acordo com a idade do paciente, apresentação clínica na primeira consulta e resposta aos tratamentos iniciais”, esclarece.

No entanto, para que alguns resultados possam ser observados, frequentemente, são necessários de dois a três tratamentos sucessivos. Para a médica, o número de tratamentos pode variar de um paciente para outro e dependerá da área tratada e das expectativas de cada pessoa. “A pessoa já nota melhora na luminosidade desde a primeira sessão, devido a um estímulo vascular realizado pelas aplicações”.

Programa de tratamento

A Hidratação Injetável é indicada para pacientes, acima de 30 anos, fazendo uso domiciliar de ácido retinóico ou glicólico, que normalmente causam uma leve irritação da pele e um pouco de ressecamento. “Esses pacientes podem se beneficiar com aplicações mensais de hidratação injetável, durante seis meses, obtendo excelentes resultados de rejuvenescimento e correção de  alterações de textura”  afirma a dermatologista.  

Para pacientes em tratamento com procedimentos com lasers ablativos fracionados ou peelings químicos médios, a realização de hidratação injetável no pré e pós auxiliam na recuperação da pele, além de otimizar os resultados. 

Outro perfil contemplado para a Hidratação Injetável é o de paciente em tratamento com luz intensa pulsada. Na opinião da Dra. Simone Veloso, essa associação é outra possibilidade no rejuvenescimento do colo, que habitualmente apresentam melanoses (manchas escuras), telangiectasias e  ressecamento.  “Em casos como este realizo de quatro a seis sessões de Luz Intensa Pulsada e de duas a três sessões de Hidratação Injetável”.

A especialista também indica este tratamento para o envelhecimento das mãos, onde há ótimos resultados. “O ideal são quatro sessões de Luz Intensa Pulsada e três de Hidratação  Injetável. Enfim, são muitas as possibilidades que podem ser aplicadas, mas que dependerão das características da pele do paciente e da experiência do médico”, esclarece a dermatologista.

Durabilidade

O objetivo da Hidratação Injetável para o rejuvenescimento cutâneo é aumentar a capacidade dos fibroblastos, induzindo à reconstrução de um ambiente fisiológico ótimo, aumento da atividade celular e a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico. “O resultado final é uma pele  luminosa e hidratada, com melhor textura. Porém, para casos de flacidez moderada à intensa há necessidade de associá-la a outras técnicas, inclusive, dependendo do caso, uma cirurgia plástica“, finaliza Dra. Simone Veloso.

Após realização dos procedimentos já descritos, os resultados podem ser mantidos com retoque de uma ou duas vezes ao ano e duram, em média, de seis a oito meses.

Sobre Linha Teosyal (ácido hialurônico não animal)
A linha Teosyal, distribuída pelo Laboratório Cristália, é produzida pelo Laboratório Teoxane, em Genebra, Suíça. Seu ácido hialurônico foi considerado o melhor preenchedor injetável no mundo em 2008 pela revista inglesa Aesthetic Medicine. A Teoxane, pela qualidade de seus produtos, está entre as três maiores fabricantes de ácido hialurônico no mundo. A vantagem de seus produtos está na capacidade de manter a elasticidade da pele, propiciando um aspecto natural.

A linha Teosyal tem tecnologia diferenciada, apresentando um gel monofásico, homogêneo, de fácil aplicação e que proporciona ao paciente um melhor conforto durante a aplicação, além do resultado excelente logo após o procedimento com aparecimento de pouco edema e inflamação, devido aos baixíssimos graus de endotoxinas e proteínas do produto.  A linha é composta por Teosyal Ultimate, Teosyal Ultra Deep, Teosyal Deep Lines, Teosyal Kiss, Teosyal First Lines, Teosyal Touch Up, Teosyal Global Action e Teosyal Meso, cada um com uma performance adequada à sua utilização. 

Sobre o Laboratório Cristália
Fundado em 1972, em Itapira, no interior de São Paulo, o Cristália é um laboratório químico-farmacêutico 100% nacional e líder na produção e comercialização de anestésicos e adjuvantes na América Latina, com destaque também nos segmentos de Psiquiatria, Neurologia, Cosmecêutica, Dor e Saúde Masculina. É ainda o único laboratório instalado no Brasil que produz medicamentos para o Programa Anti-Aids e um dos poucos que fornece padrões para indústrias farmacêuticas, como a United States Pharmacopeia. Possui mais de dois mil funcionários, distribuídos por três fábricas e diversos escritórios em várias regiões do Brasil. Sua Divisão Corporis, focada nos mercados estético e dermatológico, comercializa as marcas Teosyal (ácido hialurônico) e Prosigne (toxina botulínica). www.cristalia.com.br
  



CUIDANDO DA PELE NO INVERNO



Com as temperaturas mais baixas percebemos que a pele começa a ficar mais ressecada principalmente na região da face, lábios, pernas e braços, isso é sinal de desidratação e devemos ficar atentas para evitar descamações e fissuras.

Abusar do hidratante não é o suficiente para ficar com a pele macia, muitos outros cuidados devem ser tomados, em primeiro lugar, evite banhos muito quentes e prolongados eles acentuam ainda mais o ressecamento da pele . Não use buchas ou sabonetes esfoliantes, prefira os sabonetes hidratantes e óleos. Após o banho aplique um creme hidratante de boa qualidade a dica são os à base de uréia que proporcionam maior poder de hidratação.

No rosto também aplique cremes com alto poder hidratante. E para os lábios, a dica é usar batons hidratantes com filtro solar que devem ser aplicados a cada 3 horas.

Lembre-se que o inverno é a melhor época para realizarmos tratamentos estéticos faciais como peelings, hidratação e revitalização, tratamentos para estrias e rejuvenescedores.

Não esqueça do filtro solar pois mesmo em dias nublados, os raios solares incidem e estimulam o envelhecimento e aparecimento de manchas e claro, beba sempre muita água.