NUTRICÓSMETICOS:MELHORIA DA SAÚDE DA PELE DENTRO PRA FORA

Nutricosméticos melhoria da saúde da pele de dentr

Foi-se o tempo em que o conceito de beleza corporal era relacionado somente à pele, cabelos eunhas. Uma nova perspectiva da maneira mais eficaz para estar sempre bela vem surgindo. A novidade é que o organismo humano é entendido e tratado como conjunto e, por consequência, a beleza exterior é vista como resultado de órgãos e tecidos saudáveis.
Diversos tratamentos e produtos surgiram a partir dessa ideia.
"Os nutricosméticos ou nutracêuticos são suplementos orais cuja função principal é nutrir o corpo com ativos e concentrados de vitaminas que visam tratar ou melhorar a pele, unhas e cabelos de ‘dentro para fora’", diz Tatiane Zago Curi, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo e do Hospital Sírio Libanês. Esses suplementos incluem pílulas, líquidos e também lanches elaborados com substâncias como vitaminas, antioxidantes, extratos naturais como o chá verde, romã, entre outros.
Recentemente, a marca Biomarine lançou o "Bio Inova", que é, de acordo com a empresa, o único nutriconcentrado em forma de spray oral no mundo, indicado para prevenir e combater o envelhecimento da pele. Por ser spray, o produto é facilmente absorvido pelo organismo, sem precisar passar pelo intestino ou fígado para ser sintetizado. Por conta disso, a promessa é de resultados mais rápidos.

O novo produto contém licopeno, geleia real, vitaminas C e E, colágeno hidrolisado e soja. Cristiane Braga, médica especialista em dermatologia, explica que "o licopeno e as vitaminas C e E são ótimos antioxidantes, a geleia real aumenta a imunidade do organismo e a soja possui efeito clareador da pele, além de melhorar a textura cutânea e até diminuir rugas mais superficiais".
Assim, esse e outros nutricosméticos podem realmente interagir com cremes de uso tópico e combater o envelhecimento, por serem ricos em antioxidantes - neutralizadores de toxinas acumuladas no dia-a-dia, que diminuem os efeitos do estresse. Atualmente, sabe-se que o estresse é um dos causadores do envelhecimento.
No entanto, o efeito de algumas substâncias no corpo humano ainda não foi bem estudado. É o caso do colágeno hidrolisado. "Ainda não existem trabalhos que comprovam que ele é absorvido pelo organismo. O colágeno é produzido em nosso corpo. Essa síntese pode ser estimulada pelo silício orgânico, por exemplo", afirma Cristiane. Portanto, não há como saber se ele pode hidratar e deixar mesmo a pele macia e aveludada.
Mas os nutricosméticos não oferecem maiores riscos à saúde. Se combinados a uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras e a cremes de uso tópico, proporcionam bons efeitos, principalmente em peles mais envelhecidas.


Nutricosméticos melhoria da saúde da pele de dentr
O cuidado que precisa ser tomado é aquele básico, para quem ingere qualquer medicamento: o uso deve ser feito sob orientação médica. "Isso porque algumas pessoas como gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças e principalmente pacientes com alterações renais e hepáticas devem ser acompanhadas pelo médico prescritor", alerta Tatiane.

Observada essa condição, os novos suplementos podem ser uma boa opção para quem deseja ter uma pele mais jovem. "Essas substâncias ajudam no equilíbrio interno do organismo, e o equilíbrio auxilia na prevenção do envelhecimento", finaliza Cristiane

Nenhum comentário: