PRODUTOS PARA OS HOMENS(UOL)


O mercado de produtos voltados para cuidados com higiene e beleza aponta que o homem tem adquirido novos hábitos nos últimos anos. Parece que o tempo em que eles pegavam emprestado o xampu e condicionador das mulheres está ficando cada vez mais distante. Hora Hdesta semana consultou dois cabeleireiros especialistas em cabelos masculinos para que dessem dicas de cuidados e selecionou uma série de produtos específicos para os rapazes.

Produtos para cuidar dos cabelos

Foto 21 de 42 - Clean Up Condicionador de Menta da B for Men tem extrato de gengibre, proteínas e menta natural, que agem com promessa de fortalecer e estimular o couro cabeludo para o crescimento saudável dos cabelos; R$ 58, na Aeger ProHair (SAC: 0800 7099440) Divulgação
Em relação ao mercado mundial de produtos voltados para higiene pessoal, perfume e cosméticos, o Brasil ocupa o segundo posto entre os consumidores de produtos lançados para o público masculino, que movimentou cerca de R$ 3,7 bilhões em 2009, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Este é um sinal de que os homens brasileiros estão cada vez mais preocupados com seu visual.
“Muitos têm a ideia de que vale tratar com xampu e cosméticos vendidos para cabelos femininos e tudo bem, mas muitas vezes estes são feitos especificamente para as mulheres,o que pode resultar em efeito inverso e fazer mal para o couro cabeludo”, disse Daniel Mattos, do Red Salon Homem, no Rio de Janeiro.
Quando se fala em xampu, a primeira coisa a ser identificada é o tipo de cabelo.No momento de escolher um xampu, o homem deve avaliar quais são as necessidades que o cabelo apresenta, pois o mercado oferece diversas opções para vários tipos de cabelo: oleoso, seco, misto (raiz oleosa e pontas secas), grisalhos (que têm a tendência de amarelar com o tempo). Se o homem sentir dificuldade em realizar essa avaliação, deve pedir ajuda ao seu cabeleireiro de confiança”, disse Marcio Noel, especialista em cabelos masculinos do Ritz Cabelo e Estética, São Paulo.
Mattos explica de uma maneira geral que, se você tem cabelo seco e ressecado, deve usar xampu e condicionador hidratantes. Em cabelos oleosos, escolha xampu para limpeza profunda alternando os dias e evite massagear o couro cabeludo, assim como usar qualquer acessório na cabeça que impeça sua ventilação.
Saiba que condicionador usado logo após o xampu também tem sua função. “É importante deixar de lado o mito de que usar condicionador deixa cabelos oleosos. Ele tem a função de hidratar e de fechar as escamas que se encontram abertas após o uso de xampu, protegendo os fios do cabelo”, disse Mattos.
Muito em moda, até por causa do sucesso do cabelo moicano do jogador Neymar, estão os finalizadores, que são produtos utilizados para dar forma ao cabelo. “A maioria dos homens usa gel fixador para realizar inúmeros penteados, mas a pomada fixadora e o fixador de raiz são opções mais sofisticadas para os cabelos. Esses itens são usados para atingir efeitos de cabelo arrepiado, desarrumado. Para cabelos mais elaborados, como o moicano e o topete, é melhor utilizar um produto de alta fixação”, disse Marcio Noel.
Assista abaixo ao vídeo em que o cabeleireiro Rodrigo Ferreira, do salão Studio W Higienópolis, em São Paulo, mostra a melhor maneira de utilizar diferentes tipos de finalizadores em um cabelo masculino: gel, pomada ou cera, e condicionador sem enxágue, também conhecido como leave-in.
No mais, Mattos lembra que não é somente com produtos químicos que seu cabelo vai melhorar. “Mantenha uma dieta equilibrada ingerindo proteínas e alimentos ricos em cálcio. Isto é essencial para o cabelo saudável. Alguns alimentos e suplementos para nutrir seus cabelos são feijão, iogurte, amêndoas, Vitamina B, peixe e bastante água”, disse ele. 

Postar um comentário