CELULITE


 A celulite, chamada de Fibro edema gelóide (FEG), é caracterizado por nódulos em regiões de acúmulo de gordura, como barriga, nádegas, coxas e face posterior dos braços. Não é considerada uma doença, mas acarreta uma serie de complicações na região, dentre elas, a diminuição da circulação local, o que acarreta processos inflamatórios.
    É causada por um conjunto de fatores, como: genética, hormonal, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, fumo, hábitos alimentares inadequados e até alterações circulatórias.
    Alguns alimentos podem propiciar o desenvolvimento da celulite:

Sal → em excesso, favorece a retenção hídrica. O ideal é utilizar o sal marinho, pois contem menos cloreto de sódio do que o sal comum. Temperos alternativos, como pimenta, páprica, salvia, dentre outros, conferem sabor e não causam inchaço;
Álcool → aumenta as células adiposas;
Fast food → normalmente são ricos em gordura, carboidratos simples e pobre em vitaminas, minerais e fibras;
Cigarro → a nicotina é uma substância vasoconstritora, ou seja, diminui o calibre dos vasos diminuindo a oxigenação das células e prejudicando a eliminação de toxinas.

    Outros, alimentos, são fortes aliados e ajudam muito na melhora da aparência da celulite e, aliada a tratamentos estéticos e atividade física, melhor ainda:

Água → muita água, no mínimo 2 litros/dia; ajuda na hidratação da pele e eliminação de toxinas;
Frutas, verduras, legumes → ricos em vitaminas e minerais, ajudam a manter o equilíbrio do organismo. Possuem uma grande quantidade de fibras, fundamentais para bom funcionamento do intestino – eliminar toxinas. A vitamina C, por exemplo, aumenta a permeabilidade capilar.
Grãos e cereais integrais → são mais ricos em fibras que os refinados, contem proteína vegetal e fornecem energia ao corpo. Troque arroz, pães e outros itens por integrais!
    É, apenas uma alimentação saudável, exercícios físicos e técnicas de estética o resultado contra a celulite será efetivo. Mas não se preocupe, se você tem celulite, encare-a, pois você não é a única...90% de nós, mulheres, temos!
 

Nenhum comentário: