DENTES SAUDÁVEIS

Tenha dentes saudáveis prevenindo


Para os dentes, assim como para tudo na vida, é melhor prevenir do que remediar. Não é assim que diz o ditado popular? Mas a realidade nos consultórios dentários é bem diferente.



Pacientes vão mais ao dentista para corrigir problemas estéticos do que para realizar procedimentos preventivos. A afirmação é da dentista Regina Stella Ferreira, da Comsorriso, de Santos.

Muitos fatores podem justificar essa realidade. O custo de um tratamento dentário, a falta de dinheiro, mas o fato é que os brasileiros não têm o hábito de consultar um dentista regularmente, como fazemos com tantas outras especialidades médicas.

Se existe procura, existe progresso e crescimentos tecnológicos. Segundo Regina, os tratamentos estéticos que as pessoas em geral procuram são o clareamento, as restaurações com materiais estéticos à base de resina - para ficar com o sorriso branquinho, cerâmica ou porcelana e a ortodontia (que tem funções estéticas e funcionais).
Saiba um pouco mais de cada técnica que você pode explorar à vontade para ficar com um sorriso ainda mais bonito.

Clareando os dentes

Há dois tipos de tratamento para o clareamento dos dentes. Um é o tradicional clareamento caseiro, em que o paciente utiliza para dormir uma moldeira com um gel. O período do tratamento depende da tonalidade do dente e do quanto se espera clarear. Em geral, dura 15 dias, mas, dependendo do caso, pode se prolongar.

A outra forma, e mais moderna, é o clareamento a laser, feito com o mesmo tipo de gel, porém com uma lâmpada a laser, no consultório do dentista. Nesse caso, é realizado em uma ou duas sessões de uma hora e meia, e tem o custo mais elevado.

Sorriso alinhado
Quem precisa recorrer aos tradicionais aparelhos fixos para corrigir defeitos na posição dos dentes, mas não quer ficar com o sorriso "prateado", já possui outras alternativas. Uma delas é a adoção dos aparelhos transparentes, que pode ser utilizado por qualquer paciente.

A outra é a correção do alinhamento dos dentes por meios protéticos. O dente com formato inadequado ou torto é "desgastado" pelo dentista e recebe nova forma com material cerâmico ou resinoso. Porém, este tratamento requer uma avaliação mais específica do caso e não é sempre que pode ser executado. Nele, a posição do dente não é alterada. Para "girar" o dente e posicioná-lo novamente é necessário o uso de aparelho fixo.
Sorriso Branquinho

Os materiais cerâmicos, como a porcelana, também são responsáveis pelos sorrisos mais brancos. "Em restaurações de dentes, por exemplo, podemos substituir as antigas ligas metálicas por alternativas estéticas como a resina ou porcelana, dando boas condições de restabelecer o sorriso branquinho", diz a dentista Regina Stella Ferreira, da Comsorriso. "Devemos nos lembrar que todos esses procedimentos são executados para "consertar" um problema já existente, que poderia ter sido evitado se houvesse prevenção permanente", completa.

FONTE:terra





Nenhum comentário: