TIPOS DE AGUA THERMAIS E SEUS BENEFÍCIOS

Rica em sais minerais, a água termal integra vários tratamentos para rosto e corpo e tem suas propriedades reconhecidas como um alimento completo para a beleza
Que a água hidrata, limpa e refresca todos sabem. Mas a novidade é que produtos cosméticos à base de água podem auxiliar – e muito – a beleza. Nesse caso, porém, não se trata do líquido comum que jorra das torneiras de casa e, sim, de águas termais, ricas em sais minerais como cálcio, magnésio e ferro e às quais se atribui uma série de benefícios.


Segundo a dermatologista Cláudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a água termal apresenta capacidade nutritiva, melhora as defesas da pele contra agressões ambientais, ajuda na hidratação e revitalização celular, além de ser base de formulação para muitos produtos antiinflamatórios. “Os produtos à base de água termal têm sido muito utilizados e prescritos por orientação médica. Tenho pacientes que os introduziram no dia-a-dia, tal a eficácia, seja para a saúde do corpo, seja para a beleza da pele”, diz.


Embora a descoberta das fontes de águas termais não seja exatamente uma novidade, os produtos cosméticos com tais componentes começam, agora, a chegar com força ao mercado brasileiro. Entre eles, cremes líquidos hidratantes, filtros solares, tônicos faciais de limpeza, gel e leite pós-maquiagem e a própria água termal pura, disponível em frascos de spray e indicada para refrescar e hidratar.


“Descobri a água termal quando me mudei para Campinas e deparei com um clima extremamente seco. A água termal mantém minha pele sempre hidratada e ainda me dá uma aparência mais viva, pois combate a expressão de cansaço no final do dia”, afirma a artista plástica paulistana Renata Colussi, que não sai de casa sem levar o spray de água termal na bolsa. “Com o calor que anda fazendo, tenho usado para refrescar o rosto durante toda a tarde”, diz.


“A água termal é uma ótima opção para peles muito ressecadas, que sofrem especialmente nas épocas mais secas do ano”, diz Cláudia Marçal. Estes produtos são comercializados por marcas francesas famosas como La Roche-Posay, Avène, Biotherm e Vichy, que já podem ser encontrados em drogarias e farmácias de manipulação brasileiras.


Custa caro, mas vale


Os produtos à base de água termal não são vendidos exatamente “a preço de água”, como a natureza de seu componente principal pode levar a crer. Vão de R$ 30 e podem ultrapassar os R$ 100. Mas há uma boa justificativa para valores tão altos. Segundo Cláudia Marçal, a água utilizada pelo laboratório Avène, na França, por exemplo, leva 40 anos para percorrer o trajeto de 80 quilômetros da nascente até o ponto onde é colhida, na cidade francesa que empresta o nome à empresa.


“Em todo esse tempo, a água não tem contato com a luz porque corre por baixo da terra. Também não é contaminada por nenhum tipo de bactéria ou produtos químicos usados no solo”, diz ela. O rigoroso controle de qualidade exige que, na hora da extração, equipamentos retirem a água do subsolo e a encaminhem diretamente para a fábrica em dutos fechados. Se alguma impureza ou um único microorganismo for encontrado, a utilização da água fica suspensa até que dois testes seguidos comprovem sua pureza, conforme explica a dermatologista.


Para Aline Plaza, também dermatologista, a água termal pode ser usada a qualquer momento, sem restrição. E não serve apenas para tratar problemas de pele, como se pensava antes de sua popularização no mercado de cosméticos. “Sou uma usuária convicta dos produtos que levam água termal e os utilizo para acalmar a pele ou simplesmente para me refrescar. Antes de recomendar aos pacientes, eu já fazia uso diário de águas termais. Os benefícios são imediatos”, diz.


Temos o similar industrializado


As fontes de águas termais existem em quase todo o mundo. No Brasil, elas estão em quase todo o território. Mas, segundo a farmacêutica Flávia Costa Dezem, da Galena, empresa especializada em comercialização de matérias-primas para farmácias de manipulação, nem sempre se pode contar com a tecnologia necessária para fazer o uso industrial e médico da água termal.


Para a composição de alguns produtos, como gel e creme hidradante, por exemplo, farmácias de manipulação contam com o similar do Physiogenyl, complexo oligomineral composto por sódio, magnésio, zinco e manganês desenvolvido em Campinas e comercializado em todo o País. “Não se trata de água termal, mas de uma matéria-prima que reproduz com exatidão os seus componentes e que surte o mesmo efeito quando aplicada no tratamento de saúde ou beleza”, diz.


Flávia explica que a pele, tal como qualquer outra parte que compõe o corpo humano, não pode viver sem determinados minerais e oligoelementos essenciais para as reações enzimáticas. “As águas termais em spray, por exemplo, fornecem à epiderme alguns destes nutrientes, fortalecem suas defesas e são eficazes para acalmar irritações e reequilibrar peles sensíveis”, diz.


Segundo a farmacêutica, o Physiogenyl atua como um “café da manhã” para a pele, respondendo às suas necessidades nutritivas e protegendo-a contra possíveis desgastes.


Para ela, a água termal ou o similar industrializado devem ser usados na parte da manhã, para “acordar” a pele e fixar a maquiagem; à noite, para tirar a maquiagem; na praia e na piscina, para eliminar o sal e o cloro; em viagens e no trabalho, para refrescar-se e manter a pele hidratada.


“O uso regular mantém as propriedades de flexibilidade, elasticidade e maciez da pele. Por isso, os componentes de águas termais são tidos como rejuvenescedores. Além disso, suas propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes, ajudam no tratamento de cravos e espinhas”, afirma a farmacêutica.


Origem das fontes de águas termais


É considerada água termal um tipo particular de água subterrânea, enriquecida pelos minerais contidos nas rochas e que emergem à superfície sob a forma de fontes com temperaturas que podem variar de 35ºC a 54ºC.


Os poderes da água termal foram descobertos, casualmente, em 1736. Um cavalo com lesões graves no corpo foi solto na região de Àvene, na França, e encontrado algum tempo depois totalmente curado. Feita a investigação, descobriu-se que ele havia se banhado em um lago próximo da cidade. Após dez anos, estava pronta a estação de Água Termal de Avène.


Em 1871, grandes quantidades do líquido foram enviadas a Chicago, nos Estados Unidos, para auxiliar no tratamento das queimaduras mais graves das vítimas de um grande incêndio que ocorreu na cidade americana, naquele ano.


Fonte: www.ambientebrasil.com.br


http://i50.tinypic.com/2qi37td.jpg



http://i45.tinypic.com/2cdixrq.jpg





ÁGUA THERMAL COSMÉTICA  H2OS®
LIMPA, HIDRATA, REFRESCA E TONIFICA

A H2OS possui aproximadamente 10 vezes mais sais minerais totais dissolvidos que a média das águas minerais engarrafadas de beber, contudo teor este, 15 vezes menor que o da água do mar. Sua diversidade de elementos em quantidade de interesse terapêutico ao nosso organismo é outra rara particularidade. O equilíbrio iônico destes minerais dissolvidos foi adquirido em eras geológicas através de aproximadamente 200 milhões de anos.

É uma das águas termais mais alcalinas em pH: 9,21, trata-se da 1ª água alcalina mais sulfurosa do mundo, o que favorece a hidratação cutânea pela sua ¨quebra de barreira¨ que ao mesmo tempo permanece protegida pela sua rica presença de complexos de enxofre. Possui perfeita combinação natural graças ao gás sulfídrico dissolvido que mantêm a proteção da pele dos agentes patogênicos (anti-séptico). É indicada como tônico natural.
Spray 80ml embalagem de alumínio com spray pump
USO COTIDIANO,TODOS OS TIPOS DE PELE:
Indicada como loção tônica natural, sem contra indicação. Aplicada sob a pele 3 (três) vezes ao dia, no mínimo:
1ª) manhã, pós sabonete facial
2ª) meio do dia
3ª) noite, pós sabonete facial

Sua ação refrescante é recomendada para o pós peeling, depilação, barba, sol.

Auxilia os tratamentos de acne (espinhas,cravos) e rosáceas (vermelhidão).


E  VCS AMADAS USAM ÁGUA TERMAIS???


BJKOCAS

CRIS











Um comentário:

Carina Aroni disse...

Sou esteticista e faço limpeza de pele com água termal,e a diferença é incrível.