AMORA CONHEÇA SEUS BENEFÍCIOS





Amora




A amora é uma fruta de origem asiática que foi depois importada para a Europa no século XVII antes de ser cultivada nos restantes continentes. Talvez por se tratar de uma fruta muito frágil, a sua produção ficou em grande parte reduzida a uma produção doméstica. Existem amoras de várias cores e de tipos diferentes. Existe a amora branca, a amora vermelha e a amora negra. Rica em vitamina A e C, doce e pouco ácida, a amora é conhecida por ter inúmeros benefícios para a nossa saúde. Prestamos assim qualidades tanto ao fruto, à flor como às folhas das amoreiras:



  • Adstringente natural: trata-se de facto de uma das propriedades naturais da amora. A aplicação da amora permite assim a contracção dos tecidos e dos vasos sanguíneos reduzindo desta forma as secreções e constituindo uma camada protectora. Ao permitir a contracção dos tecidos, ajuda no combate a inflamações da boca, da garganta, dos intestinos, assim como dos órgãos genitais.
  • Antidiarreico poderoso: A ingestão de amoras permitir um alívio quase imediato da diarreia. Esta propriedade decorre da propriedade anteriormente abordada. Utiliza-se assim as folhas, os rebentos e as raízes das amoreiras como tratamento da diarreia e da disenteria.
  • Redução do risco de incidência de doenças cardiovasculares: Beber o suco de amora proporciona uma maior defesa no que diz respeito às doenças de coração, e isto porque o suco aumenta significativamente a taxa de colesterol bom no sangue e também porque a amora contém uma grande proporção de antioxidantes, cujo papel é também essencial na preservação do coração.
  • Propriedade de anti-envelhecimento: Como vimos anteriormente, a amora caracteriza-se por um grande teor em antioxidantes. Estes não se limitam a proteger o coração. Têm uma acção benéfica sobre todo o nosso organismo, reduzindo assim os efeitos do tempo sobre o nosso corpo, preservando todos os nossos órgãos contra a passagem do tempo. Os antioxidantes são altamente benéficos para o nosso metabolismo.
  • Propriedades estimulantes: A amora é uma das frutas que mais bem fazem ao nosso sistema nervoso, e isto porque melhora o funcionamento do nosso cérebro. Esta característica foi aliás já evidenciada em vários estudos científicos. Comer amoras ajuda na conservação do equilíbrio, da memória e da coordenação motora das pessoas mais idosas. Trata-se deste modo de um excelente ingrediente a manter ou a integrar na alimentação destas pessoas.
Além destes benefícios, podemos ainda salientar o papel importante que a amora pode desempenhar no que diz respeito à prevenção de infecções urinárias. Neste caso, são utilizadas as flores da planta, as quais são extremamente diuréticas e facilitam a eliminação da urina permitindo assim o tratamento das vias urinárias. Tem igualmente uma função bastante essencial na redução do risco de úlcera ou ainda de cancro do estômago. Ajuda também no controlo da glicose no sangue e proporciona também uma melhoria da visão.


O sumo da amora também é particularmente aconselhado a quem sofre de dores de garganta, de rouquidão, de uma inflamação das cordas vocais, das gengivas, de aftas ou de uma amigdalite, como já vimos. Neste caso, para que o efeito seja perfeito, o melhor é mesmo tomar o sumo de amora quente com um pouco de mel.
Os benefícios todos associados à amora devem-se evidentemente à sua composição altamente nutritiva. A amora contém assim uma grande percentagem de fibras, de vitamina C, de vitamina K e de ácido fólico. Pouca calórica, é um ingrediente a incluir na nossa dieta para que possamos usufruir de todos os benefícios e viver melhor a nossa vida.

Nenhum comentário: