MUDANÇAS HORMONAIS NA MULHER

                             Olá Miguxinhas Estreladas.
Hoje quero falar,mais uma vez da Saúde da mulher.Pois muitas vezes,esquecemos de cuidar do nosso interior,e só cuidamos do exterior;
Não que não seje,importante cuidar do externo,passar protetor,
para evitar câncer,hidratar a pele,cuidar das espinhas,manchas,
etc,pois sabemos,que se não cuidarmos,em geral do nosso corpo
podemos  em um futuro,não tão distante ter consequências em nossa saúde.Por isso,estive pesquisando sobre mudanças hormonais,que vai explicar direitinho,sobre esse problema que
atinge muitas mulheres


As mulheres podem apresentar uma série de sintomas físicos e mentais relacionados a alterações hormonais. Durante os anos reprodutivos, os hormônios femininos apresentam ciclos altos e baixos de produção todos os meses.

Também ocorrem duas mudanças hormonais importantes ao longo da vida das mulheres ¿ durante a gravidez e na menopausa. Além disso, certas doenças, como o hiper e hipotireoidismo, são mais freqüentes no sexo feminino.

Entre outras funções, os hormônios promovem alterações necessárias ao metabolismo feminino e ao ciclo reprodutivo. Quando ocorrem as variações hormonais, algumas mulheres apresentam sintomas, sendo os mais freqüentes:

Ciclos irregulares: períodos menstruais irregulares, excesso ou diminuição de fluxo menstrual podem ser sintomas de problemas hormonais.

Infertilidade: as condições hormonais podem afetar a capacidade reprodutiva. Procure um profissional se apresentar dificuldades para engravidar.

Alterações de peso: ganho ou perda de peso sem causa conhecida pode ser sinal de várias alterações, inclusive hormonais.

Alterações de humor: irritabilidade, raiva, depressão ou ansiedade que surgem periodicamente podem ser devido a alterações hormonais, entre elas a tensão pré-menstrual (TPM), problemas de tireóide, gravidez ou menopausa.

Alterações no cabelo: Aumento de pêlos em determinadas áreas do corpo, como na face, costas, dorso e abdômen, pode ser sintoma de excesso de hormônios masculinos, causados por doenças como o ovário policístico. Perda de cabelos pode ser devido a alterações na tireóide.

Mudanças na pele: acne ou pele seca pode ser sinal de alterações hormonais.

Alterações intestinais: constipação ou diarréia e aumento do número de evacuações podem ser sintomas de alterações da tireóide.

Descarga mamilar: a produção de leite fora da gravidez e do período de amamentação pode indicar alterações da glândula pituitária. A descarga mamilar unilateral de secreção sanguinolenta pode ser sinal de câncer de mama.

Alterações na libido: um aumento ou diminuição da libido pode estar relacionado aos hormônios. Secundariamente, alterações dos níveis hormonais podem levar a secura vaginal, interferindo na vida sexual.

Alterações de temperatura: aumento da sudorese e ondas de calor pode ser sinal de menopausa. Intolerância ao frio pode ser secundária ao hipotireoidismo.

Se você apresentar qualquer dos sintomas acima, você deve procurar ajuda profissional. Existe tratamento para todas as alterações mencionadas. Portanto, fique atenta ao seu corpo.


Fonte: Harvard Medical School Commentaries

 
Postar um comentário